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População reconhece o atendimento humanizado da entidade

Na última terça-feira, 04/06, o Hospital São Sebastião de Borborema (HSSB), completou 31 anos de atendimento a população. Em união os borboremenses, trabalharam com dedicação com recursos próprios, do Município e do Estado, inaugurando a sede do hospital em 04 de junho de 1988, com 46 leitos distribuídos nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria e Ortopedia. Tendo também a disposição da população Pronto Socorro infantil e adulto, ginecológico e obstétrico, serviços próprios de radiologia, laboratório geral, banco de sangue e eletrocardiografia.
O HSSB tem conhecimento que nenhuma procura por atendimento é por diversão. Na maioria dos casos, o paciente está em situação vulnerável e sensível, e nem sempre conta com o auxílio de um acompanhante ao seu lado.
“Por isso, é dever da equipe acolher a todos da melhor maneira e fornecer os requisitos básicos para transmitir confiança e conforto. Afinal, de nada adianta para a imagem do nosso hospital oferecer os melhores tratamentos e fazer uma ótima gestão hospitalar se o atendimento for de péssima qualidade”, afirmou José Luiz Rasqueri, provedor da entidade.
Com tantas inovações na área da saúde, é extremamente necessário que todos os funcionários estejam atualizados e saiba na palma da mão quais procedimentos adotar em cada caso.
Assim, o Hospital São Sebastião procura alinhar sempre a comunicação com as equipes. Além de engajar os funcionários no processo, todos sabem orientar os pacientes com o mesmo enfoque e passar a serenidade necessária. Treinamentos e reuniões são realizadas sempre, com o intuito de corrigir pequenas falhas e orientar melhor a equipe. 
Há muitos anos o hospital deu fim a ações frias em que os funcionários parecem robôs cumprindo suas funções automaticamente, mal olhando para os pacientes e dando orientações com uma voz mórbida e sem graça.
“Todos os enfermos entram no hospital necessitando cuidados, e esse tipo de tratamento só causa impressões ruins. Nossa missão é humanizar as relações, estreitar os laços que o hospital tem com seus dependentes”, contou Claudenir Silva, responsável técnico dos enfermeiros.
Segundo José Luiz, a equipe é aconselhada a ouvir com atenção, olhar diretamente para a pessoa, procurar entender as necessidades de cada um e esclarecer dúvidas com boa vontade. “Por mais que a rotina seja corrida, é essencial tirar alguns minutinhos para estabelecer essa proximidade e transmitir confiança aos pacientes. Certamente eles sairão do hospital com um novo conceito de excelência em atendimento”, afirmou.
Com recursos próprios, doações, eventos e repasses federais, estaduais e municipais, o hospital procura evitar qualquer tipo de crítica com relação ao ambiente, procurando promover o máximo de conforto possível, e para a diretoria o primeiro passo é basicamente uma obrigação: o local deve ser acessível.
Em muitos casos, acompanhantes estarão presentes, então a entidade investiu em conforto como novas cadeiras, poltronas, sofás e ares-condicionados para que atenda a todos, oferecendo uma melhor atenção nestes momentos difíceis. Além de inúmeros novos equipamentos para melhorar ainda mais os diagnósticos e tratamentos oferecidos pela entidade.
Todos esses cuidados e procedimentos para a humanização dos atendimentos faz com que o atendimento do Hospital São Sebastião, seja reconhecido pela população borboremense. Em sua página em uma rede social, são vários depoimentos que reconhecem o bom atendimento e agradecem o carinho e atenção recebido durante atendimentos ou internações.
A senhora Célia Stocco Granzotto afirma que sempre foi bem atendida e que o atendimento oferecido a ela e para os outros foi muito bom. “As enfermeiras sempre cuidam bem das pessoas que precisam”, reconheceu.
“Só tenho que agradecer aos médicos, os enfermeiros a toda a diretoria que receberam meu pai, cuidaram, se dedicaram sem medir esforços. Ele foi muito bem cuidado, meus parabéns a todos vocês, que Deus os abençoe e nosso muito obrigado”, agradeceu Adriano Devecchi.
O atendimento humanizado já rendeu ao hospital reconhecimentos de forma inusitada. Em 2018 o Hospital São Sebastião, ganhou do senhor Percival Donato Maiante, um Corcel II, ano 1986. O veiculo Ford pertencia a Percival, morador de São Bernardo do Campo (SP), era cunhado de um paciente atendido pela entidade. Segundo o doador, a doação do carro se deu pelo excelente atendimento recebido por seu cunhado, durante seu tratamento de saúde, sendo uma forma de agradecer e colaborar com o Hospital São Sebastião. O veiculo fazia parte da sua coleção particular, estando completamente restaurado. Atualmente, Percival é vice-presidente da Toyota no Brasil. O veiculo foi sorteado em uma rifa, rendendo um bom valor para a manutenção dos atendimentos oferecidos pela entidade.
Festas e igrejas também realizam gestos concretos que colaboram muito para a manutenção do hospital, onde nossa reportagem lembra-se da Festa das Nações, realizada na Festa do Padroeiro e a arrecadação de óleo de cozinha realizada pela Assembleia de Deus da Vila Hermes, que em dezembro de 2018, repassou a entidade 632 litros.
Também em dezembro de 2018, o hospital recebeu a doação de uma moto Sundown / Vblade 250 – 2008. O senhor Nelson Felix da Silva doou a moto em agradecimento ao ótimo tratamento que recebeu da entidade, quando passou por problemas de saúde, além de ter conhecimento das necessidades e dificuldades enfrentadas pelo hospital. Durante a doação ele também afirmou que gostaria que mais pessoas seguissem seu exemplo e colaborassem com a entidade de alguma forma. Em breve o hospital estará lançando uma rifa desta moto, em prol a entidade.
E são depoimentos e ações como essas que fazem o Hospital São Sebastião de Borborema, mesmo com tantas dificuldades melhorar ainda mais o atendimento oferecido e assim ganhar o respeito e a admiração de todos.
Parabéns ao Hospital São Sebastião pelos 31 anos de bom atendimento.

Texto: José Commandini Neto
Jornalista Profissional

Postado em 12/06/2019 por